quarta-feira, 7 de março de 2012

Mamiferos .

Os primatas são os mamíferos que estão ordem primates, incluindo os micosmacacosgorilaschimpanzésorangotangoslêmures, osbabuínos, os seres humanos e outros hominídeos
Bonobo (Pan paniscus)polegar, ou dedo opositor, também é uma de suas características mas não é exclusiva dos primatas (os gambástambém têm polegares).
 Alguns macacos têm os polegares apenas nos seus pés e não nas mãos.
ordem dos primatas é dividida em três grupos principais:
 Os prossímios, platirrinos (os macacos do novo mundo) e os catarrinos (macacosdo velho mundo), grupo que o ser humano se inclui. 
--Os prossímios se caracterizam por seus focinhos e longas caudas e, nas espécies mais primitivas, por uma tendência à disposição lateral dos olhos.
 Neles se incluem os LemuriformesChiromyiformesLorisiformes e Tarsiiformes.  
                                                                                                                              Bonobo (Pan paniscus)
 --Os platirrinos possuem narinas distantes entre si e para os lados.
 --Os catarrinos se caracterizam por ter o focinho mais ou menos reto e narinas para a frente.




Mico pode se referir a:



Macaco é um termo de origem africana, a maioria dos macacos vive em países quentes, alimentando-se de frutas e de sementes. São geralmente animais sociáveis.
Macaco das cavernas de Batu, na Malásia.
Macaco das cavernas de Batu, na Malásia.
Gorila.JPG
Os gorilas são endêmicos das florestas tropicais do centro da África.
O fato de compartilharem 98%-99% do DNA com os seres humanos faz dos gorilas o parente vivo mais próximo, logo depois dos bonobos e chimpanzés.
O gorila é o maior primata atualmente. 

Chimpanzé - 


Lightmatter chimp.jpg
Como o homem, o chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem no espelho, (capacidade que poucos animais apresentam). Também são capazes de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais.





Orangutan.jpgorangotango (cujo nome vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam "pessoa da floresta") é um animal quadrúpede da ordem dosprimatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.
Tem entre 1,10 e 1,40 m de altura e pesa entre 35 e 100 kg, o que o faz a segunda maior espécie de primata do mundo, superado apenas pelo gorila.
  • Somente 2% dos genes dos orangotangos são diferentes dos genes dos seres humanos;
  • Os orangotangos acasalam frontalmente;
  • Não apresentam pêlo no rosto;
  • As fêmeas aprendem como cuidar dos filhotes com as fêmeas mais velhas.


Lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta)Lêmure de hábitos diurnos, endémicas da ilha de Madagascar, (África).






Lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta)


Hamadryas Baboon.jpg
 Babuíno - caracterizados pelo focinho pontudo,caninos grandes, bochechas volumosas e calosidades nas nádegas. É um animal semi-quadrúpede da ordem dos primatas que mede até 70 centímetros decomprimento. Vive na África e seu habitat natural é nos campos abertos (savanapastagens ou terrenos rochosos).



Os hominídeos são os maiores primatas, com pesos variando entre 48 kg e 270 kg – em geral, os machos são maiores que as fêmeas -, com corposrobustos e braços bem desenvolvidos. Têm o polegar e o hallux (o dedo grande do ) oponível aos outros dedos (excepto no género humano que perdeu a oponibilidade no pé) e todos os dedos têm unhas achatadas. Nenhum hominídeo tem cauda nem calosidades isquiais. Existem ainda numerosas diferenças no esqueleto entre os hominídeos e os outros primatas relacionadas com o seu porte vertical.
Família HominidaeTodos os membros desta família têm um crânio maior (relativamente ao tamanho do corpo) e um cérebro mais desenvolvido e mais complexo do que qualquer outro animal e são catarrinos, ou seja, têm as narinas próximas uma da outra e viradas para a frente e para baixo. A fórmula dental é a mesma em todos os membros deste grupo: Superior: 2.1.2.3 / Inferior: 2.1.2.3, Total = 32 e os incisivos largos e os caninos nunca se encontram transformados em presas.
Os hominídeos são omnívoros, mas a base da sua alimentação são vegetais. Uma outra característica é a complexidade do seu comportamento social, expressão facial e vocalização complexa. Todos constroem ninhos e exercem cuidados parentais durante um largo período; geralmente as fêmeas têm um único filhote em cada gestação.






Fonte:
  • Suwa, G., Kono, R. T., Katoh, S., Asfaw, B. & Beyene, Y. (2007) - A new species of great ape from the late Miocene epoch in Ethiopia. Nature 448, 921-924(23 de Agosto de 2007)

Nenhum comentário: