quinta-feira, 8 de março de 2012

Gorilas e Humanos compartilham genes...

Um estudo publicado nesta quarta feira (7 de março de 2012) apesar da divisão evolutiva a cerca de 10 milhões de anos ainda compartilhamos um notável numero de genes com a especie.


Um fórum mundial de cientistas sequenciou o genoma do gorila da planície ocidental e comparou mais de 11.000 de seus genes com os dos humanos.
 Como era esperado humanos e chimpanzés compartilhavam a maior parte dos genes mais de 15% do genoma humano é mais próximo ao genoma do que ao chipanzé e 15% do genoma do chimpanzé é mais próximo ao genoma do gorila do que ao do humano.



"Nossas descobertas mais significativas revelam não apenas diferenças entre as espécies refletindo milhões de anos de divergências evolutivas, mas também similaridades nas mudanças em paralelo ao longo do tempo desde seu ancestral comum", disse Chris Tyler-Smith, do Britain's Wellcome Trust Sanger Institute.

"Descobrimos que gorilas compartilham muitas mudanças genéticas paralelas com humanos - incluindo a evolução de nossa audição".

"Cientistas sugeriram que a rápida evolução dos genes de audição dos humanos estava ligada à evolução da linguagem. Nossos resultados colocam isso em questão, já que os genes de audição evoluíram em gorilas na mesma proporção que nos humanos".




''Bem como nos ensinar sobre evolução humana, o estudo dos grandes macacos nos conecta a um tempo no qual nossa existência era mais tênue, e, ao fazer isso, ressalta a importância de proteger e conservar estas espécies notáveis", afirma o estudo.

Nenhum comentário: